Camarotes devem solicitar autorização de montagem até 15 de fevereiro

O Carnaval se aproxima e a tradição da festa em Salvador não abrange apenas as manifestações culturais e desfiles de blocos nas ruas e avenidas. A festa também se estende aos camarotes, que proporcionam programação diversificada em um espaço com vista privilegiada. Termina no dia 15 de fevereiro o prazo para que as empresas interessadas em montar camarotes para o Carnaval 2019 solicitem autorização à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), responsável pela fiscalização da montagem e funcionamento das estruturas.

Os interessados devem comparecer na sede da pasta, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), no edifício Empresarial Thomé de Souza, de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h. A lista completa com a documentação necessária para realizar o procedimento está disponível no site da Sedur.

Para garantir que o cidadão esteja em um espaço seguro durante a folia carnavalesca, a Sedur realiza um trabalho de operação preventiva nos circuitos do Carnaval. Nos dias em que a festa ocorre, os agentes da secretaria atuam em regime de 24 horas para vistoriar as acomodações. A proposta da operação é garantir o ordenamento da cidade através de ações de fiscalização, que são efetuadas antes, durante e após o período de folia na cidade.

Durante as vistorias efetuadas pelos profissionais da Sedur, os responsáveis pelas estruturas dos camarotes são orientados sobre as regras para a montagem. Dentre os quesitos que são alertados estão a obediência aos horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos, a exemplo de áreas como passeios, além do cuidado e da obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem das estruturas. Os responsáveis também são alertados sobre os cuidados que devem ter durante o processo com os transeuntes.

A equipe de fiscalização também avalia durante a inspeção aos camarotes uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.

Publicidade – Para exibir publicidade dentro dos circuitos carnavalescos, fora dos blocos e nas fachadas dos camarotes, só é permitido se a peça for produto referente às marcas dos patrocinadores oficiais do Carnaval. É preciso solicitar a autorização da Sedur e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela festa. Já dentro dos blocos, é possível utilizar peças sem a marca dos patrocinadores, desde que o organizador entre em contato com a Sedur previamente e solicite a licença.

Quem desejar atuar com publicidade durante a festa deve solicitar a autorização à Sedur. É preciso comparecer na sede, também no período das 8h às 17h. A lista com a documentação necessária para realizar o procedimento também pode ser encontrada no site da secretaria.

data de publicação: 5 de fevereiro de 2019 - última revisão: 08/02/2019, 11:10