Camarotes recebem última ação de fiscalização antes do Carnaval nesta quarta,22

Vinte e oito camarotes privados foram licenciados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), para operar no Carnaval 2017. Aproximadamente 130 estruturas serão fiscalizadas pela secretaria, entre palcos, camarotes, arquibancadas, rede de comunicação e praticáveis montados pelo município, estado e empresas de rádio e televisão. Nesta quarta (22), acontece mais uma ação de vistoria por parte da Sedur, a partir das 10h, nos camarotes do Circuito Dodô (Barra-Ondina), com concentração no Cristo.

Para que o funcionamento ocorra sem maiores sobressaltos durante a folia, a Sedur realiza, desde o dia 18 de janeiro, ações preventivas com o objetivo de sanar dúvidas dos proprietários, corrigir possíveis equívocos na montagem das estruturas e garantir que foliões e trabalhadores possam utilizar os espaços sem que haja risco à integridade física nem ao patrimônio.

Durante as vistorias, são verificados ainda a segurança do aterramento da rede elétrica instalada na estrutura, a tensão das coberturas e o dimensionamento dos calços e escadas. Além disso, os fiscais observam o cumprimento das regras de acessibilidade, a colocação do tablado, a possível invasão do espaço público e a implantação de itens e sinalização de segurança, bem como a disponibilidade de equipamentos contra incêndio e pânico.

Os trabalhos, em caráter preventivo, ocorrem até esta quarta-feira (22). A fiscalização, entretanto, acontece durante todos os dias da festa, com a atuação de 30 engenheiros em postos localizados estrategicamente em quatro pontos da cidade: Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida Sete), Praça Castro Alves, Circuito Dodô (Barra-Ondina) e nos bairros, com um único posto móvel.

Grande porte – Para estruturas consideradas de grande porte – cujas dimensões máximas ultrapassem 500 metros quadrados de área -, a Sedur determina que seja respeitado o limite máximo de duas pessoas por metro quadrado. Ou seja: num espaço de 500 m² devem constar, no máximo, mil pessoas.

“Caso esse número seja ultrapassado, o responsável pelo camarote receberá uma notificação da secretaria com a solicitação de que a quantidade de usuários do espaço seja adequada às normas vigentes. Em caso de reincidência ou desobediência das leis, o funcionamento da estrutura será embargado”, alerta o coordenador de Fiscalização Urbanística e Segurança da Sedur, Everaldo Freitas.

Outro ponto que deve ser observado pelos proprietários e responsáveis pelos camarotes é a presença de duas duplas de brigadistas (quatro bombeiros civis) para estruturas com até 500 metros quadrados de área, de modo a garantir a segurança dos usuários e funcionários dos espaços.

data de publicação: 21 de fevereiro de 2017 - última revisão: 23/02/2017, 14:17