Pesquisar Documento

Clínicas burlam decreto de funcionamento e são interditadas

Com a proibição do funcionamento de clínicas estéticas, salões de beleza e barbearias determinada pelo decreto 32.280, publicado no dia 23 de março e renovado até o dia 4 de maio, os profissionais da área estão tentando burlar a legislação e criando meios alternativos de atendimento. Em pouco mais de um mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) já realizou cerca de 1.700 vistorias nesses estabelecimentos e interditou 300.

“Os salões e barbearias estão realizando atendimentos individualizados nos estabelecimentos e clínicas de fisioterapia, odontologia e dermatologia estão abrindo para realizar procedimentos estéticos. Isso é proibido e todos serão interditados”, explica o titular da pasta, Sérgio Guanabara.

O monitoramento dos estabelecimentos é realizado diariamente pela força-tarefa formada pelos fiscais da Sedur, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). A fiscalização conta também com o suporte do Disk Coronavírus (160) que recebe denúncias de estabelecimentos irregulares.

“Nós contamos com um sistema de inteligência eficiente que faz o mapeamento dessas ocorrências. As redes sociais e aplicativos de conversas também têm sido importantes nesse processo e através deles conseguimos identificar com precisão e atuar com agilidade”, afirma Guanabara.

data de publicação: 27 de abril de 2020 - última revisão: 30/04/2020, 14:50