Hub Salvador recebe comissão especial da Câmara Federal

O primeiro centro de tecnologia público-privado do país, o Hub Salvador, recebeu, nesta quarta-feira (15), representantes da comissão especial da Câmara que discute o marco regulatório das startups no Brasil. Durante o encontro, foram apresentados o ecossistema de inovação de Salvador e o projeto de lei que está sendo articulado no âmbito federal.

Na ocasião, foram apresentados os avanços que o setor de inovação de Salvador vem sofrendo e o planejamento da Prefeitura para continuar impulsionando a área. “O Hub Salvador, as ações da prefeitura e o amadurecimento do ecossistema transformaram o setor de inovação da capital baiana. Hoje, Salvador é líder Norte/ Nordeste no número de startups, com 202, e ocupa a oitava posição no ranking nacional”, comemora o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara.

O crescimento do setor na cidade e os investimentos públicos na área fizeram com que o presidente da comissão, o deputado federal João Roma (Republicanos/BA), escolhesse Salvador para discutir a matéria com profundidade. “A primeira capital do Brasil tem dado demonstrações de que com tecnologia e abertura ao diálogo é possível transformar o poder público de um algoz, alguém que está dificultando o surgimento de novas iniciativas, para ser um parceiro, alguém que possa estimular novas ações e, com isso, criar novas vagas de empregos para os brasileiros que mais precisam”, afirma.

Os deputados JHC (PSB/AL) e Vinicius Poit (NOVO/SP), respectivamente autor e relator do projeto na comissão, explicaram que o texto tem o objetivo de desburocratizar o ambiente de inovação no país, dar mais segurança para quem quer empreender e criar mecanismos para alavancar as startups brasileiras.

Participaram também do evento, o secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga, o presidente da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Alberto Braga e o diretor de parceria público-privada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes.

data de publicação: 17 de janeiro de 2020 - última revisão: 20/01/2020, 15:08