Intervenções viárias na Av. ACM avançam para fase final

As intervenções viárias realizadas na Avenida Antônio Carlos Magalhães pela Prefeitura, em parceria com a Petros – o fundo de previdência da Petrobras -, chegam à fase final e terão trecho entregue à população no mês de maio. Orçada em R$ 34 milhões oriundos de um Termo de Acordo e Compromisso, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a obra envolve a construção de uma praça, duas passarelas, retornos, novos acessos, instalação de novas baias de ônibus, semáforos inteligentes e ampliação de estacionamentos.

Com a intervenção, busca-se diminuir os engarrafamentos existentes no trecho entre o Parque da Cidade e o Shopping Itaigara. A medida está alinhada ao projeto do BRT (Bus Rapid Transit), a ser implantado pela Prefeitura. Este é mais um esforço da gestão municipal em busca de parcerias com a iniciativa privada, a fim de realizar melhorias estruturais na cidade, sem depender apenas dos recursos internos.

Andamento – A obra trará impacto positivo inclusive às vias marginais, contribuindo ainda para a fluidez de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira e nos acessos ao condomínio Alto do Parque. Dessa forma, a vida dos motoristas que seguem em direção ao Shopping da Bahia será facilitada.

Será entregue ainda uma área de convivência construída na Rua Silvio Valente, que ocupará um espaço de 7 mil metros quadrados. Todo o projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e leva em consideração as características geográficas e culturais do local, que contará com praça, arquibancada, miniciclovia, quadra esportiva, brinquedos infantis, academias de ginástica e saúde, dentre outros itens. O projeto envolve ainda nova arborização.

Sistema viário – Serão construídas duas novas passarelas no local. A primeira ligará o Parque da Cidade ao Shopping Paseo. A segunda facilitará o acesso entre o parque e o Posto Namorado, eliminando a necessidade de semáforo no trecho, o que facilitará a circulação dos veículos. Também será reformada a passarela que liga o parque ao novo prédio da Petrobras, sentido Pituba Parque Center. Toda a estrutura semafórica da região será alterada para um sistema inteligente e sincronizado por meio de redes de fibra ótica.

De acordo com a Sedur, a finalização do complexo viário do Itaigara, antes prevista para ser entregue no mês de março, foi adiada devido ao atraso da Coelba no rebaixamento da rede elétrica e na remoção dos postes da região. Finalizado este trabalho, o sistema viário deve ser entregue no início do segundo semestre.

data de publicação: 17 de abril de 2017 - última revisão: 17/04/2017, 16:49