Mais de duas mil bebidas são apreendidas no Circuito Dodô

No primeiro dia oficial da folia, nesta quinta-feira (20), mais de duas mil bebidas foram apreendidas em um depósito irregular localizado na Barra, no Circuito Dodô. Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) também recolheram no circuito 299 copos promocionais, 102 latas de cerveja e 167 garrafas de água, 28 camisas, 34 sombreiros com cabo, 23 isopores, dez bancos e sete caixas de cerveja vazias de marcas não-patrocinadoras da festa.

Os infratores foram notificados para que possam se regularizar, de acordo com o previsto pelo Decreto 29.485/18. A legislação regulamenta, desde 2018, as normas de exploração de atividades durante o Carnaval, incluindo a proteção de marcas patrocinadoras nos circuitos da folia. Ou seja, quem estiver durante os circuitos vendendo outra marca pode ter o material apreendido e ainda pagar multa.

Antes mesmo da folia, as orientações foram transmitidas aos comerciantes licenciados para atuar nos circuitos, assim como os responsáveis pelos camarotes. Ainda assim, a Sedur está com cerca de 200 profissionais atuando na fiscalização de quem insiste em descumprir as normas previstas.

Para evitar penalidades, os comerciantes podem esclarecer eventuais dúvidas e averiguar na Sedur se estão seguindo as normas previstas pelo decreto municipal. O órgão está de plantão até terça-feira de Carnaval (25), de 8h às 17h, no Edifício Thomé de Souza, que fica localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no Caminho das Árvores.

Menos gasto público – A proteção de marcas patrocinadoras do Carnaval de Salvador nos circuitos da folia ajudam a garantir a maior parte dos recursos investidos na infraestrutura e atrações da festa. Dos R$60 milhões aplicados na folia, cerca de R$40 milhões são oriundos da iniciativa privada, através dos patrocinadores Ambev (por meio da marca Skol Puro Malte), Hapvida e Veloe.

data de publicação: 2 de março de 2020 - última revisão: 02/03/2020, 09:35