Novos bairros com restrição têm 139 interdições em manhã de fiscalização

A força-tarefa liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PM-BA), promoveu, somente pela manhã, 139 interdições nos quatro bairros onde as medidas regionalizadas de restrição começam a valer hoje (03): Fazenda Grande do Retiro, Tancredo Neves/Beiru, Cabula e Paripe.

Foram feitas, no total, 1.223 vistorias apenas pela manhã. O bairro com mais interdições foi Fazenda Grande do Retiro, com 84, seguido de Paripe, com 30, Tancredo Neves/Beiru, com 19, e Cabula, com seis. Entre os estabelecimentos interditados estão principalmente oficinas, lojas de cosméticos e de material de construção.

Além dessas quatro localidades, outros bairros que, da mesma forma, possuem número preocupante de casos de Covid-19 e tiveram relaxamento do isolamento social, passam por medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida. São eles: Periperi (cujo prazo, prorrogado por mais sete dias, venceria hoje), Lobato, Cosme de Farias e Pernambués.

Nesses quatro locais, todo o comércio, independentemente do tamanho da área ocupada, deve permanecer fechado, com exceção das atividades essenciais, que são: supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local). Ambulantes e feirantes, que estão recebendo cestas básicas, também devem suspender os trabalhos nas ruas.

As ações de proteção à vida consistem, além da distribuição de cestas básicas para ambulantes e feirantes, na distribuição de máscaras, realização de testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e Cras Itinerante.

Interdição – No caso de Paripe, além do fechamento do comércio e das ações de proteção à vida, também já foi feita pela Transalvador a interdição viária no pequeno trecho entre duas rotatórias da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), ligando as ruas Tamandaré e Mourão de Sá. Isso para ampliar o isolamento social nessa área que comumente tem fluxo intenso de pessoas.

data de publicação: 3 de junho de 2020 - última revisão: 05/06/2020, 14:22