Logo SEDUR

Parceria entre Unifacs e Prefeitura levará alunos a projeto prático

Universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs - campus Tancredo Neves - participaram nesta sexta-feira (29) do Seminário Projeto de Extensão Simplifica, promovido pela instituição de ensino em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Os estudantes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento do primeiro eixo do programa Salvador 360 - Simplifica, que visa reestruturar o modelo atual de licenciamento de empresas, obras e publicidade, facilitando a abertura de negócios e dando um salto de qualidade e eficiência na prestação dos serviços para o setor urbanístico.



Universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs – campus Tancredo Neves – participaram nesta sexta-feira (29) do Seminário Projeto de Extensão Simplifica, promovido pela instituição de ensino em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Os estudantes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento do primeiro eixo do programa Salvador 360 – Simplifica, que visa reestruturar o modelo atual de licenciamento de empresas, obras e publicidade, facilitando a abertura de negócios e dando um salto de qualidade e eficiência na prestação dos serviços para o setor urbanístico.

 

Além de conhecer o programa, os alunos participarão, na próxima semana, de um projeto prático de georreferenciamento de diversos loteamentos de Salvador, após terem acesso às cópias de plantas antigas impressas, que serão disponibilizadas pela Sedur. Os alunos contarão com auxílio de professores para inserir escalas e dados técnicos no QGIS, ferramenta que provê visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

 

Com isso, um loteamento registrado há 20 anos e que estava apenas catalogado em papel será lançado para a ferramenta digital com informações sobre a construção, áreas verdes, áreas doadas ao município, etc. Essa base gerada vai para um Setor de Cadastro Técnico da Sedur, que validará o trabalho realizado pelos alunos. Os dados serão destinados, futuramente, para o Portal Simplifica, que será lançado até o final do ano, em primeira fase. O portal conterá uma série de dados complementares atuais de como a cidade é hoje e de como ela foi licenciada no passado.

 

“Esse trabalho traz benefícios para ambas as partes envolvidas: para os alunos, que estão aprendendo a usar essa ferramenta para conhecimento da cidade, e para nós do município, que vamos ter acesso a uma base de dados que só tínhamos por meio de papel, mas que agora passará a ser digital”, pontua a gerente de Licenciamento da Sedur, Jealva Fonseca. “Essa parceria entre a Prefeitura e a Unifacs amplia as ações dos alunos para além do conteúdo dado em sala de aula, possibilitando diversos campos de prática”, assegurou a coordenadora de Extensão Comunitária, Patrícia Pastori.

data de publicação: 2 de outubro de 2017 - última revisão: 11/10/2017, 10:36

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244 - Caminho das Árvores, Edf. Emp. Thomé de Souza • CEP: 41.820-000 Telefone: (71) 3202-9600

Copyright © 2015. SEDUR - Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo. Todos os direitos reservados.