Poluição Sonora: Sucom vistoria sete bairros e apreende 26 equipamentos sonoros

Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) vistoriaram, em operação integrada com as 1ª, 39ª, 15ª, 41ª e 19ª Companhias Integradas de Polícia Militar, sete bairros de Salvador, apreenderam 26 equipamentos sonoros e multaram sete infratores por causar poluição sonora neste final de semana. Além disso, dez termos de apreensão de bens foram expedidos e dois estabelecimentos comerciais foram notificados.

Dois proprietários de veículos foram multados e tiveram aparelhagem apreendida por emitir índices sonoros acima de 80dB, no dia 18, na Rua Mestre Manoel, na Boca do Rio. As ações, realizadas de 17 a 20 de outubro, aconteceram nos bairros de Pernambués, Saramandaia, Pituaçu, Boca do Rio, Praia do Flamengo, Federação, São Tomé de Paripe.

Silere – Entre os dias 27 e 19 de outubro, durante Operação Silere, fiscais da autarquia expediram duas notificações e vistoriaram os bairros do Curuzu, Guarani, Sieiro, Liberdade, Lapinha, Soledade, Caixa D’água, Pau Miúdo, Pero Vaz, IAPI, Santa Mônica, São Cristóvão, Mussurunga, Sete de Abril, Cajazeiras V, VIII e X e Fazenda Grande I. A operação contou com o apoio das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Transalvador.

PAI – Em operação PAI nos bairros da Boa Viagem e Ribeira, também entre os dias 17 e 20 de outubro, seis equipamentos foram apreendidos, um infrator foi multado e dois termos de apreensão de bens foram expedidos. A ação teve o apoio da Polícia Militar e Transalvador.

Legislação – De acordo com a lei municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 2201-6660. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

data de publicação: 21 de outubro de 2014 - última revisão: 25/11/2014, 14:47
tags: Poluição sonora