Logo SEDUR

Praça que homenageia Myriam Fraga é inaugurada no Itaigara



Às vésperas do Dia das Mães, a Prefeitura entregou, na noite de hoje (12), um importante espaço de lazer e convivência ao bairro do Itaigara que também é uma homenagem à uma grande figura materna, a poetisa baiana Myriam Fraga. A Praça Myriam Fraga, um pedido antigo dos moradores da região, foi construída em um espaço de sete mil metros quadrados e agora conta com uma quadra de esportes com gramado, miniciclovia, brinquedos infantis e pontos de bate-papo e confraternização.

 

Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto demonstrou satisfação em atender ao pleito da comunidade. “Essa área estava, praticamente, abandonada. A Prefeitura viu uma oportunidade de conseguir recurso junto à Petros para a construção. Esse é mais um espaço de lazer, entretenimento e confraternização para a comunidade. Quem viu essa área antes e está vendo agora constata mais um importante equipamento de lazer entregue”, disse.

 

O prefeito ressaltou ainda a grande escritora que foi Myriam Fraga e suas contribuições para a sociedade. “Era uma das grandes referências de cultura da Bahia, com capacidade de traduzir a nossa terra e os nossos costumes. Uma personalidade conhecida, não apenas pela gestão da Fundação Casa de Jorge Amado, mas também pela construção de obras literárias importantes que influenciaram principalmente os mais jovens. Não poderia haver nome melhor para essa praça”, afirmou.

 

Para o presidente da Associação dos Moradores de Itaigara (AMI), a entrega da praça é um sonho que torna-se realidade. “Agradecemos à Prefeitura pela sábia decisão de construir essa praça. Isso mostra que quando a gente pede a Prefeitura faz. Aqui era uma área de acúmulo de lixo e viveiro de inseto e transformou-se em local aprazível para a convivência e lazer da comunidade além de valorizar os imóveis do entorno”.

 

Também presente na inauguração, Ângela Fraga, filha de Myriam Fraga, falou sobre a alegria, principalmente pela homenagem feita à mãe. “O nome dela foi sugerido pelos moradores e é interessante que a praça está localizada entre duas ruas com nomes de escritores e de três instituições de ensino. Ela já tem, inclusive, um apelido: praça da poesia”, comemorou.

 

Paisagismo – Todo o perímetro da nova área de lazer foi contemplado com uma concepção paisagística baseada no bioma específico da região, aproveitando as árvores existentes e com a plantação de outras 50 mudas. O conceito de espaço de convivência proposto pela Fundação Mario Leal Ferreira, que elaborou o projeto da praça, visa valorizar a interação entre os membros da comunidade e o equipamento público. Por conta disso, os espaços para crianças e atividades físicas contêm equipamentos voltados para atender ao públicos de diversas idades, área de brinquedos clássicos como amarelinha, gangorra e balanço, além de aparelhos de ginástica para jovens e idosos.

 

Intervenções viárias – A Praça Myriam Fraga corresponde a primeira etapa das intervenções viárias realizadas na região do Itaigara, fruto de um investimento de R$34 milhões. A construção do espaço e das mudanças no entorno resultam um acordo assinado entre a Prefeitura e a Petros – o fundo de previdência da Petrobras -, que financiou as intervenções como contrapartida à implantação de empreendimento imobiliário na cidade. Além da praça, a obra completa envolve diversas alterações no trânsito da região, com a construção de duas passarelas, novos retornos e acessos, instalação de baias de ônibus, semáforos inteligentes e ampliação dos estacionamentos.

 

Biografia – Morta em 2016, aos 78 anos, a poetisa baiana Myriam Fraga batiza a nova praça da Rua Silvio Valente, no Itaigara. Considerada uma das expoentes de sua geração, a escritora dirigiu a Fundação Casa de Jorge Amado por cerca de 30 anos. Myriam nasceu em Salvador, em 9 de novembro de 1937, e começou a carreira literária na década de 1950. Era membro da Academia de Letras da Bahia, da qual também foi vice-presidente. Dentre suas obras mais relevantes constam “Marinha (1964)”, “O riso na pele (1979)” e “As purificações ou o sinal de Talião (1981)”.

data de publicação: 11 de maio de 2017 - última revisão: 26/05/2017, 10:37

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244 - Caminho das Árvores, Edf. Emp. Thomé de Souza • CEP: 41.820-000 Telefone: (71) 3202-9600

Copyright © 2015. SEDUR - Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo. Todos os direitos reservados.