Programa Simplifica vai ampliar cobertura telefônica em Salvador

O programa Salvador 360, no eixo Simplifica, voltado para desburocratizar a relação entre cidadão e Prefeitura, já avança na ampliação da cobertura de telefonia em Salvador. Agora, as empresas de telefonia e internet poderão licenciar as Estações de Rádio Base (ERB) na Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) sem restrição de altura, já que as antenas deixaram de ser equiparadas com empreendimentos e passaram a ser niveladas com equipamentos.

O secretário da Sedur, Guilherme Bellintani, ressalta o benefício que a mudança promoverá na emissão de autorização para instalação dos equipamentos. “Será muito bom para operadoras porque elas se deparavam com entraves, então esse item já colabora para emissão de alvará”, afirma o secretário.

A celeridade se dá em função da otimização dos processos e mudanças de normas da Secretaria, que aposta na desburocratização. Guilherme Bellintani destaca também que as licenças para os serviços oferecidos pelo órgão também terão prazos mais curtos. “Estamos preparando um sistema ágil que nos auxiliem a realizar o trabalho com mais rapidez e segurança”.

Com o Simplifica, será permitido nas próximas semanas abrir empresas dentro da própria casa, o que atualmente não é permitido. “Dessa maneira, a formalização de empresas dentro de casas criará uma inclusão social e econômica em Salvador”, destacou o secretário.

O Simplifica também contempla a abertura de negócios e construção de empreendimentos. Se antes eram necessários nove meses para um negócio ser autorizado, com o Simplifica, até 2018, serão apenas 15 dias. O tempo de emissão de licença para construção também terá uma queda significativa: a autorização de obras de grande porte passará de nove meses para três. Bellintani informa ainda que, inicialmente, o projeto será implantado na Sedur e na Transalvador – nesse último caso, para recursos de multa e transferência de pontos da carteira.

data de publicação: 13 de julho de 2017 - última revisão: 17/07/2017, 13:32