Sedur apresenta o Salvador Simplifica para representante do Governo Federal

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do Brasil e disseminar as melhores práticas que já estão sendo adotadas pelos estados e municípios, um representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Governo Federal esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), nesta quinta-feira (25), para conhecer o Salvador Simplifica, do programa Salvador 360.

O encontro teve como propósito mostrar as facilidades e celeridade na análise de processos da Secretaria promovidos com a implantação do Portal Simplifica que realiza licenciamentos de empreendimentos e Termos de Viabilidade de Localização – TVL’s para abertura de empresas em Salvador. O analista de Comércio Exterior do Ministério, João Arthur Donadon diz que a desburocratização é um grande alvo da gestão pública. O Simplifica é um serviço pioneiro, está de acordo com as melhores práticas no atendimento ao cidadão e surge para solucionar os processos burocráticos”, afirmou Donadon.

Na ocasião, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca, destacou os benefícios do Simplifica para população. “O primeiro passo foi modernizar a legislação antiga e editar novas normas como o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e a Louos (Lei de Ordenamento do Uso do Solo) e o Código de Obras. Isso permitiu a desburocratização e mais agilidade nos processos”, afirmou a diretora.

Fonseca destacou ainda que a parceria e convênios criados com instituições e conselhos como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e o CRC (Conselho Regional de Contabilidade da Bahia), contribuiu para o bom desempenho da plataforma. Durante o encontro, foram citados ainda a agilidade na retirada de licenças de construção para unidades de média complexidade, que antes eram emitidas em até três meses e agora podem ser tiradas em 48 horas.

Além disso, foram apresentados as futuras ações para celeridade do licenciamento ambiental que permitirá licenças de baixo impacto em 48 horas. Participaram também as gerentes de projetos de Desenvolvimento, Licenciamento e Processos da Sedur, Isabelle Schaun, Ana Vitória Gomes e Paloma Cunegundes, além da assessora especial, Carolina Mendonça.

data de publicação: 25 de abril de 2019 - última revisão: 26/04/2019, 14:56