Sedur apresenta programa Simplifica na Semana Sebrae de Capacitação Empresarial

WhatsApp Image 2019-10-01 at 15.27.32A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) apresentou o Simplifica, o primeiro eixo do programa Salvador 360, para empresários, arquitetos, engenheiros e estudantes, durante a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Salvador, nesta terça-feira (1), no Hotel Fiesta, no Itaigara. A apresentação fez parte do Seminário BIM para pequenos negócios da construção civil.

O encontro teve como objetivo mostrar a facilidade e agilidade na análise de processos do órgão, promovidas com a implantação do Simplifica. O portal possibilita a realização de licenciamento de empreendimentos de pequeno porte e a liberação do Termo de Viabilidade de Localização (TVL) para abertura de empresas com escritórios virtuais e em prédios comerciais de forma totalmente digital e expressa.

“O Simplifica tem trazido avanços e mais comodidade para o cidadão nas retiradas de licenças para unidades de média complexidade, que antes eram emitidas em até três meses e agora levam apenas 48 horas”, destacou a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca.

Durante a apresentação, Fonseca ressaltou os benefícios na agilidade dos processos, além de destacar a modernização da legislação antiga, bem como a inclusão de novas normas necessárias para o pleno funcionamento do Simplifica. “Houve a edição e aprovação de novas normas e leis, como o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e a Louos (Lei de Ordenamento do Uso do Solo) em 2016 e o Código de Obras, em 2017. Essas leis preveem grande parte dos requisitos legais que são usados atualmente para a simplificação de processos”, concluiu Foseca.

Na busca de prestar um serviço ainda mais eficiente, a Prefeitura de Salvador já está desenvolvendo um novo sistema capaz de absorver as informações contidas em um modelo BIM (Building Information Modelling – Modelagem da Informação da Construção) , o que vai trazer ainda mais celeridade para os processos. “Com a implantação do BIM e os programas 3D inteligentes (modelos virtuais precisos), os projetos terão melhor visualização e mais qualidade de informação, o que diminuíra o tempo de trabalho e garantirá mais agilidade nas licenças de empreendimentos de médio e grande porte. Com isso, as licenças serão totalmente digitais“, finaliza Fonseca.

Foto: Soraia Carvalho

data de publicação: 1 de outubro de 2019 - última revisão: 08/10/2019, 15:23