Sedur apresenta Salvador Simplifica para estudantes de engenharia e arquitetura

Foto 2A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) apresentou nesta quarta-feira, 12, o Salvador Simplifica, do programa Salvador 360, para alunos da Unifacs do campus Tancredo Neves dos cursos de engenharia e arquitetura. O objetivo da apresentação é mostrar para os estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho as facilidades e celeridade na análise de processos da Secretaria promovidos com a implantação do programa, sobretudo o Portal Simplifica que realiza licenciamentos de empreendimentos e Termos de Viabilidade de Localização – TVL’s para abertura de empresas de forma totalmente digital e célere.

O gerente de projetos da Sedur, George da Hora Jr., responsável pela apresentação, citou os inúmeros benefícios para a agilidade dos processos e para a população, além de destacar a modernização da legislação antiga, bem como a edição de novas normas necessárias para o pleno funcionamento do Simplifica. “Houve edição e aprovação de novas normas e leis, como o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) e a Louos (Lei de Ordenamento do Uso do Solo) em 2016 e o Código de Obras, em 2017, além do decreto de licenciamento digital e das novas regras para publicidade, em 2018”, destacou George.

O gerente informou aos futuros profissionais de engenharia e arquitetura que vão utilizar o Portal Simplifica, uma das 70 ações do Salvador Simplifica, a importância de estudar ao LOUS, PDDU e o Novo Código de Obras. “Esses Leis preveem grande parte dos requisitos legais que são usados atualmente para a simplificação de processos por meio do programa Simplifica”, informou.

Na ocasião, os estudantes puderam entender as premissas que embasaram a criação do Código de Obras, pautado pela priorização dos interesses coletivos e pela simplificação de normas e regras, além da corresponsabilidade a partir de parcerias com CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), assim como a criação dos grupos de licenciamento, em que são divididos os processos a partir de suas complexidades e em que estão previstos os casos em que há dispensa de licenciamento, a exemplo de colocação de pisos em imóveis e instalação de ar condicionado. O gerente destacou ainda a agilidade na retirada de licenças para unidades de média complexidade, que antes eram emitidas em até três meses agora podem ser tiradas em 48 horas.

Os estudantes aprovaram a iniciativa e comentaram sobre como as informações passadas são necessárias para suas formações. “Foi bem interessante porque não temos matéria sobre como usar a plataforma da prefeitura. Para ter um conhecimento inicial foi muito bom”, afirmou Karina Dias, que está no sétimo semestre do curso de arquitetura da Unifacs. “Não tínhamos visto até agora essas informações que vamos utilizar quando estivermos no mercado”, destacou Raísa Rodrigues, estudante do oitavo semestre do curso de arquitetura.

A diretora de desenvolvimento da Sedur, Jealva Fonseca, informou que a Sedur levará a apresentação sobre o Salvador Simplifica para outras faculdades de Salvador. “É fundamental que possamos municiar os estudantes com informações sobre os processos simplificados de licença que em um futuro bem próximo estarão trabalhando com essas legislações e ferramentas que fazem parte do programa, como o Portal Simplifica. Então, é de extrema importância que eles ja saíam do curso superior para o mercado de trabalho com essa bagagem”, ressaltou.

O secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, destacou a necessidade de divulgar o programa, que rege os processos e autorizações para construção e abertura de empresas em Salvador, para um público que será usuário das novas plataformas disponibilizadas pela Prefeitura para emissão de processos. “A comunidade acadêmica dos cursos de engenharia e arquitetura precisa estar antenada com as novas formas de licenciamento, seja se informando sobre as novas regras que regem os procedimentos seja entendendo o funcionamento do Portal Simplifica, plataforma onde hoje se faz todos os processos relacionados à construção e abertura de empresas”afirmou.

data de publicação: 13 de setembro de 2018 - última revisão: 20/09/2018, 14:45