Sedur discute Reurb com a comunidade de Jardim Cajazeiras

O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara participou, nesta sexta-feira (27), da 2ª audiência pública para discutir o Projeto de Lei da Regularização Fundiária (Reurb) com a comunidade de Jardim Cajazeiras, bairro onde já está sendo realizado o projeto-piloto da Reurb. O encontro, promovido pela Câmara de Vereadores, aconteceu no auditório do Colégio Estadual Rogério Rego e tem o objetivo de debater o tema e receber contribuições para o aprimoramento do projeto.

O projeto-piloto vai beneficiar inicialmente mais de 500 famílias com o título de propriedade na comunidade de Jardim Cajazeiras. Já foram realizados o mapeamento e diagnóstico do bairro e o próximo passo será o processo de cadastramento dos lotes. “O município está olhando com cuidado para a questão da moradia em Salvador e, por isso, criou o projeto de lei da Reurb que é inclusivo e de impacto social e econômico. A população será impactada diretamente e é importante a sua participação”, afirmou Guanabara.

O programa de Regularização Fundiária faz parte do eixo Inclusão Econômica do Salvador 360 e visa resolver a questão da moradia irregular no município. Serão contempladas 236 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), com cerca de 150 mil moradias onde as pessoas residem, tem a posse, mas não tem a propriedade, em áreas como Gamboa e Subúrbio.

Representando a Federação das Associações de Bairros de Salvador, José Gilberto de Sales destacou a importância da comunidade no processo de construção do projeto. “É fundamental a participação de todos para que possamos dar nossa contribuição. Agradecemos também por Jardim Cajazeiras ser o primeiro bairro a ser contemplado, através do projeto-piloto da Prefeitura”, concluiu.

Além da sociedade civil, participaram também da audiência, representantes da Sedur e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), os vereadores Alexandre Aleluia, Aladilce Souza, Marcos Mendes e Marta Rodrigues. A 3ª Audiência Pública será realizada no dia 4 de outubro (sexta-feira), na sede da Associação dos Moradores, em Gamboa.

data de publicação: 30 de setembro de 2019 - última revisão: 08/10/2019, 15:23