Sedur firma convênio com o Conselho de Contabilidade da Bahia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) firmou, nesta sexta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA). O convênio tem como objetivo aproximar a secretaria e a classe contábil nas áreas de atuação. O encontro para assinatura do documento aconteceu na sede do órgão e contou com a presença do titular da Sedur, Sérgio Guanabara, do subsecretário Fábio Rosa, do diretor de Análise e Desenvolvimento, Misael Aguilar e do presidente do CRC/BA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) firmou, nesta sexta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA). O convênio tem como objetivo aproximar a secretaria e a classe contábil nas áreas de atuação. O encontro para assinatura do documento aconteceu na sede do órgão e contou com a presença do titular da Sedur, Sérgio Guanabara, do subsecretário Fábio Rosa,  do diretor de Análise e Desenvolvimento, Misael Aguilar e do presidente do CRC/BA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva.

O acordo irá contribuir para o intercâmbio de informações entres as instituições, visando a disponibilização de atendimento aos profissionais de contabilidade e debates de novos métodos de simplificação de processos de abertura de empresas em Salvador. Além disso, serão promovidas palestras trimestrais sobre as inovações nos processos de licença da Sedur.

Para o secretário Sérgio Guanabara essa cooperação técnica é enriquecedora para os profissionais, mas quem sai ganhando mesmo é a população. “Essa troca contínua de informações permite que o conselho esteja sempre atualizado, que a Sedur identifique melhorias para os processos e a população ganha com maior agilidade e entendimento sobre os serviços”, afirma. O presidente do CRC/BA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, faz coro. “Estreitar essa relação é fundamental para promover a regularização das empresas e agilidade na abertura. O profissional fica mais motivado e a população resolve os processos de forma mais célere”, conclui.

Menos burocracia – A assinatura do convênio está alinhada à meta da Prefeitura de reduzir a burocracia para o licenciamento de obras e para o funcionamento de atividades empresariais. Lançado em 2017, o Portal Simplifica, uma das ações do eixo Simplifica do programa Salvador 360, tem trazido avanços e mais comodidade para o cidadão.

Durante o encontro, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca destacou os trabalhos que a secretaria vem realizando para oferecer maior facilidade ao cidadão que desejar abrir uma empresa em Salvador. “Estamos finalizando o processo para integração entre os órgãos municipais que compõem a Redesim, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia nas aberturas de empresas”, finalizou.

O Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil. Esse programa fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

data de publicação: 25 de março de 2019 - última revisão: 26/03/2019, 13:48