Sucom realiza mais de cem vistorias e apreende 22 equipamentos sonoros

Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) apreenderam 22 equipamentos sonoros durante as 114 vistorias realizadas nas operações Integradas e Silere, de combate à poluição sonora em Salvador, entre os dias 17 e 20 de junho. Nas fiscalizações, seis proprietários de veículos foram autuados e tiveram os aparelhos apreendidos por desobedecer a Lei Municipal 5.354/98.

Além disso, dois estabelecimentos comerciais, na Rua da Harmonia e na Avenida Thomaz Gonzaga, foram autuados por não possuir alvará de funcionamento. Outros 10 bares foram autuados por emitir índices sonoros acima do permitido por lei e notificados para encerrar de imediato a atividade sonora.
As vistorias ocorreram também nos bairros de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Pernambués, Saramandaia, Mussurunga, Bairro da Paz e Itapoan. As operações contaram com o apoio das 1ª, 15ª e 49ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), Rondas Especiais (Rondesp), Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Legislação – De acordo com a Lei Municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 156. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

data de publicação: 21 de junho de 2016 - última revisão: 15/08/2016, 09:15